quarta-feira, 18 de março de 2009

BREVE DIÁLOGO ENTRE O TEÓLOGO BRASILEIRO LEONARDO BOFF E DALAI LAMA

Leonardo Boff explica:
"No intervalo de uma mesa-redonda
sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- "Santidade, qual é a melhor religião?"
Esperava que ele dissesse:
"É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:
"A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus.
É aquela que te faz melhor."
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:
- "Aquilo que te faz mais compassivo
(e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta),
aquilo que te faz mais sensível,mais desapegado, mais amoroso,
mais humanitário, mais responsável...
A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável

3 comentários:

Licas disse...

Olá Socorro

Abracemo-nos uns aos outros, como quem abraça a Primavera para que em cada rosto corra a seiva da Felicidade, da Paz e da Harmonia.

Oxalá tenhamos ainda muitas Primaveras para usufrirmos da sua frescura.

Um grande abraço primaveril
Licas

Tainah εïз disse...

Sábia resposta!!!!
Amei o texto!!!
Bjos

licas disse...

Olá Amiga
Há tanto tempo!!!

Passa-se algo consigo?
Espero que não e que apareça brevemente.
Sentimos a sua falta.
Beijinhos

Licas