quarta-feira, 10 de setembro de 2008

É SÉRIO: BOM HUMOR FAZ BEM À SAÚDE

Encontrei esta matéria em um número antigo da revista Bons Fluídos e agora divido com vocês. A reportagem começa assim: "O que uma exuberante gargalhada contém? A ciência quis saber. Nessa empreitada, primeiro percebeu e depois comprovou que o riso não só transmite alegria de pessoa para pessoa como também melhora a saúde delas.
Os pesquisadores verificaram que a ativação de uma determinada região do cérebro associada a emoções negativas enfraquece a imunidade dos pacientes. Quem é mais triste apresenta uma atividade maior na parte frontal direita do córtex cerebral. Isso mexe com os neurotransmissores, as substâncias produzidas e liberadas alí, reduz a produção de células de defesa do organismo. Em contrapartida, pessoas que tendem a olhar o lado positivo das coisas, nas quais o lado esquerdo do cérebro fica mais ativado, apresenta uma melhora na capacidade imunológica.
Ao reafirmar a importância das emoções e dos pensamentos positivos para a saúde, as pesquisas assinalam que brincar, rir e não se levar tão a sério é absolutamente desejável "Ser bem-humorado significa perceber que a maior parte das situações que vivemos não é nem muito importante, nem muito séria, nem muito grave" , define Sílvia Cardoso, neurocientista da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que estuda seus efeitos.

MOTIVOS PARA SORRIR
Para Cultivar Seu Senso de Humor:

- Liste as coisas de que você mais gosta e considere seriamente a possibilidade de colocá-la em prática.
- Lembre do que você fazia com prazer na infância. O que fazia ficar horas absorto? Ler, olhar as estrelas, assistir um jogo...
- Perceba as atividades divertidas que pratica durante o dia. Jantar fora com um amigo, fazer amor, brincar com o cachorro, cozinhar. Observe como a alegria custa pouco.
- Tudo tem sua parte divertida e outra nem tanto. Só não deixe o que é divertido ficar escondido.
- Brincar é tão natural quanto respirar, sentir, pensar. Autorize-se.
- Tente caminhar por uma quarteirão observando quantos sorrisos encontra pela frente. Depois, faça o mesmo percurso sorrindo e comprove que rir é contagioso.
Quem tiver outras sugestões divida com a gente.

Quem quiser ler a matéria na integra: Revista Corpo & Emoção - Uma seleção de reportagens de Bons Fluidos da Editora Abril.

2 comentários:

Rilza Amália disse...

adorei a reportagem, concordo com tudo, acho até que por isso voltei a estudar, se eu pudesse seria estudante profissional a vida toda, quem sabe eu ainda descubra o que eu quero ser qdo crescer...

Socorro Meireles disse...

Olá Rilza,na minha volta ao trabalho vou imprimir a frase da Drª Silvia Cardoso e colocar na minha sala: "Ser bem-humorado significa perceber que a maior parte das situações que vivemos não é nem muito importante, nem muito séria, nem muito grave".
Na hora do caos será muito útil me convencer e o resto da equipe...
P.S. Se eu ganhar na loteria vc será estudante profissional, promessa...