domingo, 24 de abril de 2011

Fragmento do livro Água Viva -Clarice Lispector

Água Viva é um dos textos mais intrigantes que Clarice escreveu. Vai ao limite do introspectivo e isso provoca em mim sensações que vão do constrangimento de presenciar alguém emocionalmente desnuda à compaixão - também me identifico com sua dores, seus temores e ilusões.Ontem à noite me entupi de Água Viva e agora, resta-me  dividi-la.
 
"O imprevisto improvisado e fatal me fascina.
Já entrei contigo em comunicação tão grande
que deixei de existir sendo. Você tornou-se um eu. É tão difícil
falar e dizer coisas que não podem ser ditas. É tão silencioso.
Como traduzir o silêncio do encontro real entre nós dois?
Dificílimo contar: olhei para você fixamente por uns instantes.
Tais momentos são meus segredos. Houve o que se chama de
comunhão perfeita. Eu chamo isto de estado agudo de
felicidade."

4 comentários:

Casa da Barbarella disse...

Eu adoro Clarice Lisector. Tem um conto sobre a galinha e o ovo. Eu nunca entendi o que ela queria dizer, mas pesquisando no youtube sobre a autora, ela dizia a entrevista justamente isso: ela fez, mas não sabia o que queria dizer...se ela n entendeu, imagine eu...Ela é demais!!!! Bjos e boa semana

Saron... disse...

Oi Socorro, sou apaixonada por Clarice Lispector.Ela escreve como tamanha intensidade , mostrando sua visão do mundo , de si mesmo, do amor.Intensidade que inunda o coração de quem le...Bjos e obrigada pela visita...

Anônimo disse...

lindamente lindooooooooooooooooooo
show e tudo o mais que eu não sei dizer
vou tirar férias e é claro ler este livro recomendado poeticamente por vc!
bjolilás
Edna Maciel

Socorro Meireles disse...

Querida Bárbara, olha só o que a Clarice diz sobre o entender:
"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom.
Concordo com vc é ela é demais!!! Bjão