domingo, 6 de abril de 2008

Manoel de Barros

Tenho postado alguns fragmentos do extraordinário Manoel de Barros, que para mim e outros tantos, é um dos maiores poetas brasileiros. O conheci alguns anos atrás em entrevista a Caros Amigos. Foi uma paixão à primeira lida.

Manoel, poeta e fazendeiro mato-grossense, nasceu em 1916 e teve seu primeiro livro publicado em 1937 - Poemas concebidos sem pecado. Passou a ser mais conhecido a partir do ano de 1997, quando ganhou o prêmio Nestlé de Literatura. De seu "Livro sobre Nada", Editora Record - Rio de Janeiro,1997

A linguagem do Manoel é absurdamente simples, poética e inesperada. E simplicidade não é algo fácil, é um exercício complexo de desapego de vaidades ou como ele mesmo em entrevista ao jornalista Bosco Martins para Caros Amigos definiu tão bem: “Tudo o que eu aprendera até meus noventa anos era nada; meus conhecimentos eram sensoriais. O que aprendi em livros depois não acrescentou sabedoria, acrescentou informações. O que sei e o que uso para a poesia vem de minhas percepções infantis”. Outra frase sua que adoro, diz: “desaprender oito horas por dia ensina os princípios..”( Livro das ingnorãças)

Um comentário:

Luiza Amália disse...
Este comentário foi removido pelo autor.